Movimento dos Operadores de Som do Cinema e Audiovisual
Operador de Som
Operador de som / Sound Recordist, EN / Opérateur du son - OPS, FR
É responsável pela gravação e/ou mistura dos sons em direto durante as filmagens (som de produção).
Em direto, é o responsável pelo som que vai para “o ar”.
A designação de Operador de som é utilizada essencialmente em televisão, entretenimento, informação (ENG) .
ACTIVIDADE
-
Sozinho, ou em equipas de duas ou mais pessoas, o diretor de som é responsável pela gravação e mistura dos sons durante as filmagens.
-
Faz o planeamento, e a programação do trabalho da equipa de som.
-
Seleciona os materiais e equipamentos de som necessários, em função das características do local de trabalho e das necessidades do guião ou storyboard e garante a viabilidade do trabalho solicitado pelo realizador e/ou pela produção.
-
Envia para a pós-produção o material gravado em condições de ser utilizado, com as informações necessárias para a sua manipulação.
-
Quando em gravação de estúdio, o operador de som encontra-se numa régie onde mantém comunicação com os seus perchistas e/ou assistentes de som, dando indicações e podendo ajudar com deixas do texto/diálogo.
Em entretenimento e informação, tem de trabalhar com mesas de mistura e matrizes em que seja exigido não só captação do som direto mas também comunicação entre departamentos, régie/plateau (assistentes de realização, escutas de apresentadores, escuta de operadores de câmara etc.), bem como entrada de som por satélite, masters de som ao vivo tratado por outra equipa, mas que entra no programa que o operador está a fazer. -
Ele é o responsável pelo som que vai para “o ar” em direto.
CONHECIMENTOS
-
Deve estar informado sobre a diversidade de equipamentos de som, conhecer a suas características técnicas e operacionais e saber selecionar o equipamento correto em função das necessidades da produção em causa.
-
Deve ter conhecimentos em diferentes áreas, como acústica, eletrónica, informática (software e hardware específicos) e conhecer o vocabulário técnico específico, quer em português, quer em língua inglesa (termos de utilização universal).
APTIDÕES
-
A multiplicidade de competências e a versatilidade, são qualidades exigidas a um diretor de som. Além do conhecimento técnico comprovado e da sensibilidade artística, o diretor de som deve também demonstrar qualidades humanas e relacionais.
-
O diretor de som deve saber ler e interpretar as indicações presentes num Guião (script), ou storyboard, identificar as características acústicas de um espaço (interior ou exterior) de forma a selecionar os equipamentos mais adequados à captação e gravação de um som com qualidade.
-
O sentido estético, a imaginação e a criatividade, também são importantes no trabalho do diretor de som
ATITUDE
-
O diretor de som deve saber trabalhar em equipa, ter boas capacidades de liderança, e sentido de responsabilidade e ética profissional.
-
Deve ser organizado e manter uma concentração constante no seu trabalho.
-
Deve ser ágil na resolução dos problemas e ter capacidade de improvisação rápida na busca das soluções adequadas para cada situação. A calma e a paciência são qualidades fundamentais no desempenho da função.
-
Deve ter facilidade no relacionamento com os diversos interlocutores.
-
A atualização e adaptação às novas tecnologias são imprescindíveis para manter um elevado nível de desempenho na função do diretor de som.
EQUIPAMENTOS E MATERIAIS UTILIZADOS
-
Gravadores,
-
misturadores,
-
microfones com fio e sem fio,
-
sistemas de monitorização de som,
-
sistemas de monição de som,
-
sistemas de sincronização do som com a imagem.